O marco zero para começar a trilhar uma trajetória no digital se dá a partir de dois pontos:
- Entender que isso é um jogo;
- Ter clareza acerca do seu posicionamento nele.
Entender que isso é um jogo, significa considerar que já existem regras que precisam ser seguidas. Se você seguir as regras, a chance de você ter resultados é maior do que se você não segui-las, então é importante você decidir se você quer jogar o jogo.
O consumo é o ponto chave dessa rede social, mas os resultados alcançados vêm da produção de conteúdo, e não do consumo. Se você não tiver clareza sobre isso, ao invés de produzir e gerar recursos para você, o seu tempo será mal utilizado.
Então, se você quer jogar esse jogo, fique atento às informações que você entrega para o algoritmo, veja quem você vai seguir, quem você vai curtir e se relacionar na sua rede profissional.
O foco então deve ser:
Eu produzo e me relaciono para poder agregar valor a vocês.
Nesse primeiro momento, não se preocupe em qual tema específico você vai abordar. Entenda qual o seu ponto central e comece a produzir conteúdo daquilo que você observa ser mais relevante e vai trazer mais valor às pessoas. Aos poucos, essas pessoas que consomem seu conteúdo te trarão as respostas sobre qual caminho seguir. Tenha um guarda-chuva de temas e gradativamente você será direcionado com a relevância que os dados vão dar para você.
Pensando novamente nas regras, entender que elas são baseadas em princípios e fundamentos antigos nos preparam melhor para lidar com o jogo, pois se você se fortalece deles, você consegue passear ao longo das mudanças que vão acontecer daqui para frente.
Estudar sobre comportamento humano, comportamento do consumidor, buscar o autoconhecimento e a auto-observação te ajudam a jogar o jogo de longo prazo, inclusive para você identificar qual é a sua posição dentro do jogo.
Considere que neste jogo existem os papeis do especialista e do estrategista e defina qual será a sua posição para cada produto.
Não entre esperando resultados imediatos. Planta, cresce e colhe.
Seja responsável com o seu tempo e utilize a ferramenta a seu favor.
E quando pensar em algum conteúdo seu, como especialista, pense em um conteúdo que você não precise estudar, pois o seu nível de segurança, domínio, experiência e resultado te trarão conteúdo infinito para entrar no ciclo de produção, atração, distribuição, retenção, geração de valor, receptividade, conexões, compartilhamentos, crescimento, entendimento da audiência e das dores, e, finalmente, você consegue começar a pensar no seu produto.